A Energia das Cores...
- Cris Lacerda
- 1 de nov. de 2018
- 3 min de leitura

A Energia das Cores... Da Cromologia a Cromoterapia...
A Energia do Sol, da Luz e dos espectros do Arco-íris!
A cromologia é um estudo milenar, utilizado desde civilizações muito antigas como a egípcia. Na Europa, assim como a Radiestesia, a Cromoterapia é utilizada com seriedade e respeito. As cores podem ser utilizadas na terapia corporal e nos ambientes.
A Cromoterapia é a ciência que utiliza a vibração das cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo que apresentam alguma disfunção. As propriedades terapêuticas de cada cor vão agir nos campos energéticos que chamamos de chakras, corrigindo e reativando o campo vibratório celular.
Cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até níveis mais sutis. A aplicação de cada cor tem como finalidade suprir carências de determinadas vibrações energéticas no corpo e neutralizar o excesso de outras. A vibração de cada cor pode ser introduzida no corpo através de alimentos, líquidos e sólidos solarizados, luz solar ou artificial, visualização de cores, roupas, ambientes, pedras e cristais.
A seguir, citarei alguns benefícios que você pode ter através das cores:
VERMELHO -> Cor quente, yang. Estimula a energia sexual e vital, bem como a energia criativa. Ligada ao chacka básico, o vermelho no ambiente deve ser utilizado em pequenos detalhes, pois seu excesso pode provocar irritabilidade e stress .
ROSA -> Cor quente, yang. Ligada ao chakra do coração, cor do amor incondicional, o rosa é uma cor que estimula o afetivo, a energia amorosa. O rosa forte age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e elimina impurezas do sangue. Ao contrário do que socialmente se instaurou, o rosa é uma energia yang, masculina, por ser da gama das cores quentes, derivada do vermelho. Sua tradição de ser associada a mulher, pode ser em decorrência de ser uma cor yang que traz equilíbrio com a energia yin do feminino.
LARANJA -> Cor quente, yang. Ligada ao chakra umbilical, o laranja está associado à sabedoria e ao chakra sacro. Proporciona maior alegria, jovialidade e libido, elimina gorduras em áreas localizadas. No ambiente, estimula a comunicação e a sociabilidade, sendo bom também para meditar e abrir a consciência.
AMARELO -> Cor quente, yang. Ligado ao chakra do plexo solar, é a cor do guerreiro, do astro-rei, da energia mental. Estimula os estudos e a sociabilidade nas relações. O amarelo dourado está ligado à iluminação, a opulência, também bom para meditar e abrir a consciência. Ligado também ao sistema digestivo, estimula a alimentação, nos casos de crianças sem apetite.
VERDE -> Cor equilibrante, yin/yang. Cor do equilíbrio e da harmonia, da cura e da verdade. Ligado ao chakra cardíaco, estimula e aumenta a capacidade física e mental, é anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador; limpa a aura e a reenergisa. No ambiente é a mais indicada, em seu tom suave, para ser utilizado em qualquer ambiente da casa, em hospitais e lugares de tratamento curativo. É composto pelo solar amarelo e o lunar azul, mantendo o equilíbrio entre o quente e o frio.
AZUL -> Cor fria, yin. Ligado ao chackra laríngeo, o azul é uma cor analgésica, pois seda. O azul índigo é muito utilizado como anestésico para pequenos procedimentos cirúrgicos, quando não se pode utilizar drogas; bom cauterizador e purificador da corrente sanguínea e psíquicas. Regenera as células dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório. No ambiente é uma cor fria, e não é aconselhável a ser utilizada em todo o quarto, pois em excesso deprime e seda. Também como o rosa, ao contrário do que socialmente se instaurou, o azul é uma cor yin, feminina, lunar. Sua tradição de ser associada ao homem, pode ser em decorrência de ser uma cor yin que traz equilíbrio a energia yang do masculino.
VIOLETA -> Cor fria, yin. Ligado ao chackra da coroa, é a cor da espiritualidade, do perdão, da liberdade, da transformação e transmutação, dos alquimistas. Sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauteriza as infecções e inflamações. Excelente para visualizações durante meditações para expansão da consciência.
BRANCO -> Cor neutra, mas fria, yin. Também ligado ao chackra da coroa, Luz Divina de iluminação, e da devoção. No ambiente, apesar de ser considerada a junção de todas as cores, o branco é uma cor fria, neutra; utilizado em excesso, causa depressão pela falta do calor de cores mais alegres e vibrantes. O branco prata concede a influência da Lua, proporciona mistério, magia, receptividade e uma natureza mais feminina.
PRETO -> Cor neutra, mas fria, yin. O preto é a ausência da luz e, por conseguinte, das cores. Cor neutra utilizada como isolante, fim vedar a entrada de energia não qualificada. No ambiente, muito utilizado como contraponto do branco, mas também pede o calor de cores que instiguem a alegria e o bem estar.
Sinta e pinte as cores que te fazem sorrir e trazer leveza a sua vida!
Namastê!
Comments